Detalhar som Classificação Científica
Nome Científico
Forpus passerinus(Linnaeus, 1758)Nome em Inglês
Green-rumped Parrotlet
Tuim-santo
O tuim-santo é uma ave psittaciforme da família Psittacidae.
Não é classificado em nenhuma categoria de ameaça. É comum como ave de gaiola.
Nome Científico
Seu nome científico significa: de Forpus = não explicado, mas provavelmente com origem no (grego) phoreö = possuir; e pous = pé; do (latim) passerinus = referente ao pardal Passer domesticus, semelhante ao pardal, do tamanho do pardal.⇒ Ave que possui o pé semelhante ao do pardal.
Características
Mede entre 12 e 13 centímetros de comprimento e pesa entre 20 e 28 gramas.
Se distingue pela região do uropígio verde brilhante nos dois sexos. Nos machos, asa com uma franja azul-turquesa seguida por outra azul-esverdeada, ventre mais claro que o dorso, cauda com borda amarela. Fêmea com a região do uropígio na coloração amarelo-esverdeada e sem azul nas asas coloração característica dos indivíduos do sexo masculino.
periquito-santo macho
periquito-santo fêmea
periquito-santo jovem
Subespécies
Possui cinco subespécies reconhecidas:
Forpus passerinus cyanophanes (Todd, 1915) – ocorre no norte da Colômbia em Guajira e no norte de Cesar. Esta subespécie apresenta o azul da
asa mais extenso, formando uma parte mais visível;
Forpus passerinus viridissimus (Lafresnaye, 1848) – ocorre no norte da Colômbia em Santander, no norte da Venezuela e na ilha de Trinidad no Caribe. Esta subespécie apresenta a coloração verde mais escura que as demais. Esta subespécie foi introduzida na ilha de Curaçao nas Antilhas;
Forpus passerinus passerinus (Linnaeus, 1758) – ocorre nas Guianas, principalmente na região próxima da costa do Atlântico. Esta subespécie foi introduzida na ilha de Tobago e provavelmente também esta subespécie foi introduzida nas ilhas da Jamaica e de Barbados;
Forpus passerinus cyanochlorus (Schlegel, 1864) – ocorre no estado de Roraima no Brasil, na região do alto Rio Branco;
Forpus passerinus deliciosus (Ridgway, 1888) – ocorre Norte do Brasil, no baixo Rio Amazonas e também no estado do Amapá.
ITIS - Integrated Taxonomic Information System (2015).
Alimentação
Hábitos alimentares…
periquito-santo se alimentando
Reprodução
Hábitos
Vive em florestas secas, áreas semi-abertas, plantações, entre outros, até os 500 m, em bandos de mais de 100 indivíduos. Pode realizar migrações de altitude.
Bando de periquito-santo
Distribuição Geográfica
Nordeste da Colômbia, norte da Venezuela, Guianas até o norte do Brasil, também em Curaçao, Trinidad e Antilhas.

Ocorrências registradas no WikiAves
Referências
Mahecha, José Vicente Rodríguez; Suárez, Franklin Rojas; Arzuza, Diana Esther; Hernández, Andrés Gonzáles. Loros, Pericos & Guacamayas Neotropicales. Panamericana Formas e Impresos S.A., Bogota D.C., 2005, Pág. 99.
Consulta bibliográfica sobre as subespécies:
CLEMENTS, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L.. The Clements checklist of Birds of the World: Version 6.9; Cornell: Cornell University Press, 2014.
del Hoyo, J.; et al., (2014). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona.
ITIS - Integrated Taxonomic Information System (2015); Smithsonian Institution; Washington, DC.
Galeria de Fotos